sexta-feira, 30 de outubro de 2015

TROPEIRISMO EM SANTA CATARINA E SUA LOGÍSTICA

As tropas xucras percorreram verticalmente o sertão catarinense  por quase duzentos anos, conduzindo muares dos pampas aos maladeiros do vale do Parnaíba, onde eram comercializados. As jornadas do Sul ao Norte duravam muitos meses, ao ritmo de três léguas (18 km) por dia. Depois das mulas, os tropeiros passaram ao tropeiros de carga e ao transporte do gado, igualmente recolhido nos campos sulinos e levado para o norte.

Caminho da Praia 

Descrito por Domingos da Figueira em 1703, este caminho seguia da colonia do Sacramento (SC) a Vila de Laguna (SC) pela faixa literania dos atuais,  territórios do Uruguai, Rio Grande do Sul e parte do Estado de Santa Catarina. Vindos do Sul de onde Laguna alcançavam São Francisco pelo caminho da praia (pela atual BR 101).

Caminho dos Conventos

O transporte dos rebanhos pelo litoral entre os morros e praias, era penoso e quase impraticavél de ser percorrido desde laguna até Babitonga, o que ensejou aos exploradores a abertura de um um novo trecho entre Laguna e os campos de Lages pelo Araranguá por volta de 1732, este que veio a ser conhecido como "estradados conventos" e outra estrada de Lajes até os mesmos Campos Gerais pelo Panana Catarinence.O Caminho ligado o Extremo Sul ao sudeste do Brasil pelo interior, logo causou  a decadência de Laguna, mas em contrapartida representou o inicio da prosperidade para algumas regiões ao longo da sua extenção.

Em 1861 Visconde de Barbacena,  requereu do Governo o direito de exploração do carvão e em 1874conseguio do império a autorização para construir uma ferrovia para o transporte da hulha negra de Santa catarina, aospostos de embarque de Imbituba e de Laguna.

Os dormentes eram de pinho creosotado, vindos da Europa enquanto a ferrovia atravessa uma floresta de madeira de lei de primeira qualidade e o cimento e o ferro vinham da inglaterra.

O capital e a engenharia eram ingleses com a mão de obra contratada de imigrandesitalianos que viviam na região.
a construção durou quatro anos 18/12/80 a 31/08/84 havia uma linha de tronco de 118.096m que ligava a imbituba as  /minas e um ramal de 7.056m que  ia de Bifurcação a laguna, 44 pontos e pontilhões 234 bueiros.
Sete estações, Imbituba, Bifurcação, Laguna, Piedade, Pedras Grandes, Orleans e Minas.

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